Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo

Notícias

28/09/2022 - 13h47

Dia Nacional do Trânsito

O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em setembro de 1997.
O principal objetivo da data, por exemplo, é conscientizar os cidadãos sobre os cuidados básicos que todo usuário deve ter no trânsito.
Origem da data
O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em setembro de 1997. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) escolhe anualmente os temas das campanhas educativas (nesse sentido já definiram a de 2023, como você pode ver aqui).
Momento de reflexão
De acordo com Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal, a responsabilidade de fazer com que o trânsito seja um ambiente melhor, com menos violência é de todos nós.
Conforme o especialista, de nada adiantam as campanhas educativas de trânsito estabelecidas pelos órgãos de trânsito se não fizermos a nossa parte, todos os dias.
“Devemos estar atentos ao fato de que campanhas são ações pontuais com objetivo de despertar e chamar a atenção para determinados públicos assim como situações. Contudo, precisamos mudar o nosso comportamento no trânsito para preservarmos vidas e isso implica no compromisso de sermos pessoas melhores”, completa.
Retrospectiva histórica
Fazendo uma breve retrospectiva histórica, no Brasil, em 1949 se realizou o “I Congresso de Trânsito da Cidade de São Paulo” que tinha como objetivo organizar um programa sistematizado de educação para o trânsito.
A partir da década de 60 começou a adoção de medidas educativas visando a redução da mortalidade no trânsito.
Em 1966, a Lei nº 5.108 obrigava o Contran a realizar Campanha Educativa de Trânsito, em todo o território nacional anualmente.
Com a promulgação do Código de Trânsito Brasileiro – CTB estabeleceu-se a Semana Nacional de Trânsito que acontece de 18 a 25 de setembro anualmente.
 
Fonte – portal do trânsito e mobilidade
 
Imprimir Indicar Comentar

« Voltar
Newsletter

Cadastre-se e receba periodicamente a nossa newsletter em seu e-mail

Atualize o seu navegador. Mais segurança para você.
Mais liberdade aos desenvolvedores.
BAIXE
AGORA
Fechar