História
FTTRESP fazendo história no setor de transporte rodoviário do Estado de São Paulo.
Uma trajetória construída por desafios, lutas e conquistas, a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo (FTTRESP) completa 70 anos em 2023. Uma entidade que tem o olhar para o futuro, sem esquecer-se de dar relevância à valorização das experiências passadas que contribuíram para o seu reconhecimento e prestígio no cenário do movimento sindical nacional. Sua história é prova inconteste da credibilidade, expressiva e legítima pela prática de um sindicalismo moderno, pautado no respeito aos poderes constituídos na ética e no diálogo democrático, sem, no entanto, abdicar a direitos historicamente conquistados por lideranças sindicais e trabalhadores. Com enorme capacidade de agregar forças, a federação expandiu sua representação sindical. Hoje, em seu quadro de filiados são 97 sindicatos profissionais do segmento e outros em processo de filiação, tendo em suas bases a representação de mais de 1 milhão e 500 mil trabalhadores.
Marco Histórico!
Ao longo dos anos, há de destacar primeiramente a organização da categoria em todo o Estado de São Paulo. A Federação contribuiu para a formação de sindicatos profissionais, negociações salariais, acordos e convenções coletivas, considerando as necessidades e particularidades de representação de cada região. Sem dúvida, é preciso mencionar uma luta em especial e considerada um marco da história da federação: a regulamentação da profissão de motorista. Foram quatro décadas de um trabalho incessante no Congresso Nacional, realizado conjuntamente por entidades sindicais dos transportes de todo o país, entre elas, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), que resultou, muito provavelmente, na maior conquista da categoria, a Lei Federal 12.619 (Estatuto do Motorista) sancionada pela presidente Dilma Roussef em abril de 2012.
A FTTRESP também participou diretamente do processo de organização dos trabalhadores sob duas rodas (os motoboys), através das organizações de classe. Embora haja a entrada de um número crescente de trabalhadores no setor, ainda é uma categoria que tem muito a conquistar referente a direitos e benefícios e seus atuais líderes estão em total sintonia com a nossa entidade.
Mais recentemente, engajou-se na luta pela regulamentação do transporte por aplicativos e de seus profissionais, sendo anfitriã de debates e reuniões sobre o assunto, assim como, tem participado de reuniões com outras forças sindicais e políticas, em Brasília, com o objetivo de conseguir a adesão do Governo e do Congresso Nacional para este projeto de caráter econômico e social.
Valdir de Souza Pestana - Presidente FTTRESP
#fttresp70anos
Galeria de Fotos
Todas