Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo

Notícias

04/10/2021 - 13h55

Fttresp convida você a vestir essa causa Câncer de Mama - Prevenção salva vidas

O Outubro Rosa você certamente já conhece muito bem, um mês consolidado no calendário anual sobre a prevenção e diagnóstico de câncer de mama2.

A FTTRESP sabe da importância deste movimento mundial e há muito colabora para a disseminação de informações sobre a doença que acomete, principalmente as mulheres. 

Milhões de mulheres sofrem com câncer de mama, uma doença que apesar de ter cura, é muito agressiva ao corpo. A melhor forma é a prevenção, para que se evite tanto sofrimento. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca)3, cerca de 60 mil mulheres recebem o diagnóstico de câncer de mama todos os anos. Dessas, 30% terão cancer de mama matastático.

Confira abaixo algumas informações sobre o câncer de mama e formas de prevenção:

Primeiramente, a maioria dos cânceres podem ser curados se tratados adequadamente desde a sua fase inicial e muito pode ser feito para diminuir as chances de se desenvolver um câncer. Portanto, o auto-exame é super importante:

Realize uma vez por mês o auto-exame, a melhor época é logo após a menstruação e para as mulheres que já entraram na menopausa, o auto-exame deve ser feito num mesmo dia de cada mês. Observe se com o movimento dos braços aparecem alterações de contorno e de superfície das mamas. E deitada com a mão direita apalpe a mama esquerda e vice-versa. Com movimentos circulares suaves vá apertando a mama com as pontas dos dedos, aperte os mamilos para observar se há saída de secreção. Caso identifique alguma das anormalidades, procure um médico.

O auto-exame tem papel essencial na prevenção do câncer de mama, portanto, se houve dúvidas de como realizá-lo você também consultar um médico. A retirada da mama como prevenção, é apenas indicada para pacientes que já tenham histórico da doença na família.

A única forma de curar o câncer de mama é retirando completamente, inclusive a aureola e o mamilo e posteriormente, uma reconstrução.

Aliás, homens também podem ser diagnosticados com a ocorrência desse tipo de tumor, porém em escala infinitamente menor,  já que o hormônio feminino intensifica a possibilidade da ocorrência do câncer.

Fatores de risco
-Idade acima de 50 anos
-História própria ou familiar de câncer de mama
-Não ter filhos
-Exposição significativa a raio X
-Primeira menstruação cedo
-Menopausa tardia
-Classe socioeconômica alta
-Primeira gestação após os 30 anos
-Dieta rica em gorduras
-Uso prolongado de anticoncepcional oral (ainda é discutível)
 
Imprimir Indicar Comentar

« Voltar
Newsletter

Cadastre-se e receba periodicamente a nossa newsletter em seu e-mail

Atualize o seu navegador. Mais segurança para você.
Mais liberdade aos desenvolvedores.
BAIXE
AGORA
Fechar