Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo

História

Uma história construída de lutas e conquistas!
 
A Federação dos Trabalhadores Rodoviários do Estado de São Paulo foi fundada em 25 de setembro de 1953. Ao longo desses anos, a força da entidade é fruto da materialização do apoio incondicional dos 73 sindicatos filiados, cujo enfoque é a realização de um trabalho amplo de representação da categoria que agrega mais de 1 milhão e 200 mil trabalhadores e dos direitos coletivos, em nível estadual.

A história da FTTRESP é prova inconteste da credibilidade, hoje, expressiva e legítima pela prática de um sindicalismo moderno, pautado no respeito aos poderes constituídos na ética e no diálogo democrático, sem, no entanto, abdicar a direitos historicamente construídos por lideranças sindicais e trabalhadores.

Principais Lutas e Conquistas!

Diversas foram as lutas e conquistas da Federação e dos seus filiados para os trabalhadores em transportes. Há de destacar primeiramente a organização da categoria em todo o Estado de São Paulo. A Federação contribuiu para a formação de sindicatos profissionais, considerando as necessidades e particularidades de representação de cada região.

Recentemente, participou diretamente do processo de organização dos trabalhadores sob duas rodas (os motoboys), através da fundação de sindicatos. Embora haja a entrada de um número crescente de trabalhadores no setor, ainda é uma categoria que tem muito a conquistar referente a direitos e benefícios e seus atuais lideres estão em total sintonia com a Federação.

Sem dúvida, vale destacar uma luta em especial e considerada um marco da história da Federação – a regulamentação da profissão de motorista. Foram quatro décadas de um trabalho incessante realizado conjuntamente por entidades sindicais dos transportes de todo o País, entre elas, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT) no Congresso Nacional que resultou, muito provavelmente, na maior conquista da categoria, a Lei Federal 12.619 sancionada pela presidente Dilma Roussef em abril de 2012.
Newsletter

Cadastre-se e receba periodicamente a nossa newsletter em seu e-mail

Atualize o seu navegador. Mais segurança para você.
Mais liberdade aos desenvolvedores.
BAIXE
AGORA
Fechar